Institucional

HISTÓRICO

Primeiros projetos

O Núcleo Integrado de Morfologia e Pesquisas com Células-tronco (NUPCelt) foi idealizado a partir de 2008, pela Dra. Maria Acelina Martins de Carvalho, professora titular da UFPI, atualmente, professora Sênior, junto à pós-graduação da UFPI. Entre 2008 e 2012 a Dra. Maria Acelina coordenou o Laboratório de Pesquisas Morfológicas em Ciência Animal, no qual iniciou as pesquisas na temática de terapia celular em animais silvestres. Em 2008 aprovou o projeto "Modelo experimental de nefropatia crônica associada à Terapia celular utilizando células mononucleares de medula óssea", junto ao Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém Doutores (PRODOC) CAPES, Edital 01/2007 (vigência 06/2008 a 06/2010), oportunizando a supervisão do primeiro estágio de pós-doutorado, na temática.

Posteriormente, foi contemplada com a renovação do projeto, possibilitando a continuidade das pesquisas e a supervisão de mais um doutor em estágio pós-doutoral, junto ao PRODOC/CAPES, com proposta intitulada "Cultivo e Caracterização de Células-Tronco de Medula Óssea: Estudo em Modelos de Animais Silvestres", desenvolvida entre 06/2010 a 06/2012. Estes foram os primeiros passos, para que a Dra. Maria Acelina, conduzisse o seu grupo de pesquisa ao desenvolvimento de experimentos na área de cultivo celular e biotecnologia aplicada às células-tronco em modelos animais. Os recursos de custeio da CAPES permitiram a aquisição dos insumos necessários e às bolsas de pós-doutorado. Concomitantemente, coordenou outros projetos financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (CNPq) modalidade “Casadinhos” e Universal, além de projetos de Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ-CNPq), com Adicional de Bancada. Os recursos adicionais obtidos mediante projetos institucionais, pro-equipamentos – CAPES e CT Infra – Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), e contrapartida da UFPI, permitiram aquisição de equipamentos para o Laboratório de Pesquisas Morfológicas em Ciência Animal. 

Criação

Decorrente dos avanços obtidos nos primeiros quatro anos com as pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Pesquisas Morfológicas em Ciência Animal, como aquisição de equipamentos, publicações cientificas internacionais, atuação na formação/qualificação de recursos humanos (mestres, doutores, iniciação científica e supervisões de pós-doutores), o NUPCelt foi criado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) da UFPI, em 9 de setembro de 2013, autorizado seu funcionamento, por meio da Resolução CEPEX nº 229. Juntamente com a Dra. Maria Acelina, participaram da fundação do NUPCelt, os professores Dr. Napoleão Martins Argôlo Neto (egresso da supervisão de pós-doutorado PRODOC/CAPES), Dr. Flávio Ribeiro Alves, Dr. Williams Costa Neves e Dr. Miguel Ferreira Cavalcante Filho.

A UFPI, em reconhecimento aos esforços relativos ao trabalho/projetos dos pesquisadores, na gestão do então reitor Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior, o prédio do NUPCelt foi construído no Centro de Ciências Agrárias do Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina (UFPI). Sua estrutura tem 800m², com dois pavimentos, e possui um auditório, duas salas de aula, sala de estudo dos pós-graduandos, secretaria, salas de professores, almoxarifado e cinco laboratórios de apoio: Laboratório de Morfologia e Análise de Imagem, Laboratório de Cultivo de Células-tronco, Laboratório de Imaginologia Veterinária Avançada e Laboratório de Biologia Molecular. 

FINALIDADE

Vídeo Institucional 2017

Saiba mais sobre o NUPCelt


ADMINISTRAÇÃO

Gestão 2018 - 2022

Napoleão M. Argôlo Neto

Coordenador Geral e da Divisão Administrativa

Médico Veterinário Ph.D.

LATTES 

Miguel Ferreira C. Filho

Subcoordenador - gestão de empreendedorismo

Médico Veterinário Ph.D.

LATTES 

Dayseanne O. Bezerra

Divisão de pesquisa e pós-graduação

Médica veterinária Ph.D.

LATTES 

Hermínio José R. Neto

Responsável técnico

Médico Veterinário 

LATTES 

PESQUISADORES PERMANENTES - ASSEMBLÉIA NUPCelt

Anderson Lobo

Engenheiro biomédico Ph.D.

LATTES 

Ana Christina

Odontologista Ph.D.

LATTES 

Dayseanne O.

Médica veterinária Ph.D.

LATTES 

Edson Filho

Engenheiro químico Ph.D.

LATTES 

Hatawa Melo

Médica Veterinária Ph.D.

LATTES 

Márcia dos Santos Rizzo

Médica Veterinária Ph.D.

LATTES 

Maria Acelina

Médica Veterinária Ph.D.

LATTES 

Miguel Ferreira

Médico Veterinário Ph.D.

LATTES 

José Milton

Químico Ph.D.

LATTES 

Napoleão Argôlo

Médico Veterinário Ph.D.

LATTES 

EQUIPE TÉCNICA

Janete Martins - Técnica de laboratório

Maria da Cruz - Operadora de micro


PESQUISADORES COLABORADORES

Dr. Bartolomeu Cruz Viana Neto - físico

Dr. Avelar Alves da Silva - médico nefrologista

Dr. Marlon Moreno - médico gastroenterologista

Dr. Danton Dittz - farmacêutico

Dr. Michel Muálem - médico veterinário

Dra. Maria do Socorro Pires e Cruz - médica veterinária

Dr. Francisco Eroni - físico